domingo, 1 de dezembro de 2013

Bolo de castanhas e canela


As castanhas continuam a abundar cá em casa e eu detesto deitar comida fora... por isso, mesmo sendo muito chato cozer e descascar castanhas, passei o meu serão de sexta-feira a fazê-lo...
Hoje, com as castanhas já descascadas desde sexta e com medo de se estragarem, lá fui eu fazer mais um bolinho de castanhas! Inicialmente comecei a seguir a receita tal como a anterior, mas como achei o bolo demasiado pesado e um sabor muito forte a castanha, decidi alterá-la ao meu gosto. E não é que ficou uma maravilha?! Já não quero saber de outra receita de bolo de castanha, esta é excelente! 

Aqui fica a minha versão para quem quiser experimentar.

5 ovos;
250g de açúcar amarelo;
300g de castanhas; 
200g de farinha com fermento;
1 colher de chá de fermento;
1 1/2 colher de chá de vinho do Porto;
1 colher de chá de canela;
2 colheres de chá de leite;
100g de manteiga derretida.

Coza as castanhas com erva doce, reduza-as a puré e reserve.
Bata o açúcar com a manteiga e acrescente as gemas. Junte o vinho do Porto e o leite.
Adicione a farinha com o fermento, a canela e as castanhas, envolvendo bem os ingredientes.
Bata as claras em castelo e incorpore-as no preparado anterior.
Deite a massa numa forma untada e polvilhada com farinha e leve a cozer até o palito sair seco.

Neste bolo, após deitá-lo na forma, coloquei castanha picada por cima que lhe conferiu uma textura crocante.


Sem comentários:

Enviar um comentário