sexta-feira, 1 de maio de 2015

Tarte de frango e legumes e Dia Um... Na Cozinha!


O mês de abril é o mês das festas cá por casa. É um mês muito cansativo e dispendioso, mas seria incapaz de o deixar passar sem fazer todas as coisas que fui imaginando ao longo do ano.
Mas sobre festas de aniversário falarei nos próximos posts, onde vou mostrar um pouco como foram os 3 aniversários de abril.


Agora falando do que me trouxe aqui hoje... estive prestes a não participar neste Dia Um... Na Cozinha!. Depois de um mês tão atribulado, o que me apetece mais é descanso, mas com um tema tão tentador, ganhei coragem de manhã e lá saiu esta quiche que serviu de jantar.


E como já vem sendo hábito, aqui fica a receita:

Para a massa (fiz na MFP):

250g de farinha Branca de Neve com fermento;
125g de margarina;
Água q.b.;
1 pitada de sal.

Para o molho branco:

2 colheres de sopa de farinha Branca de Neve com fermento;
5 dl de leite meio-gordo;
4 ovos;
1 pitada de sal.

Para o recheio:
1 curgete;
2 cenouras;
2 batatas pequenas;
2 alhos francês;
300g de frango cozido;
Azeite q.b.;
Sal q.b.

Comece por fazer a massa. 
Como tenho a máquina de fazer pão, optei por colocar no programa pasta de massa (15 minutos). Coloca-se primeiro a margarina derretida, o sal, um pouquinho de água e a farinha. Põe-se a máquina a trabalhar e vai-se ajustando a quantidade de água. No final do programa, retira-se a massa, envolve-se em película aderente e vai ao frigorífico até ter o recheio e o molho branco feitos.

Para fazer o recheio, comece por refogar o alho francês cortado em rodelas no azeite. Em seguida junte ao alho francês os restantes legumes cortados em cubos pequeninos e o frango desfiado. Tempere com uma pitada de sal. Reserve.

Agora o molho branco... Dissolva a farinha no leite e leve ao lume até engrossar. Depois de retirar do lume, junte os ovos batidos e misture bem.

Forre uma tarteira com a massa. Pique com um garfo e coloque o recheio. Deite o molho branco com os ovos sobre o recheio e vai ao forno a 180ºC aproximadamente 50 minutos ou até estar dourado.



Espero que gostem!

3 comentários:

  1. Olá :)....
    Que aspecto divinal e deliciosa !
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ficou linda e deve ser deliciosa! É, seguramente, uma refeição muito completa e nutritiva, adorei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficou muito bonita a tarte :)
    Frango e legumes uma combinação perfeita!
    Um beijinho

    ResponderEliminar